COLABORE

Comitiva visita espaço da Cáritas Arquidiocesana de Brasília ameaçado por invasões e grilagem

Institucional

Por solicitação da entidade-membro da Rede Cáritas, grupo com organizações e o poder público conferiu situação que dificulta serviços no DF.

Publicação: 01/02/2024



Na última terça-feira, 30 de janeiro de 2024, a Cáritas Brasileira integrou a comitiva organizada pela Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Governo do Distrito Federal. Estavam presentes membros do Ministério da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Povos Indígenas; também membros do Departamento de Migrações – DEMIG, da Defensoria Pública da União, do Ministério Público e da Organização Internacional para Migrações - OIM, dentre outras secretarias do governo distrital, em visita ao Centro de Tecnologias Sustentáveis Para o Bem Viver Raio de Luz, em São Sebastião/DF, local este que é gerido pela Cáritas Arquidiocesana de Brasília no qual desenvolve programas e projetos socioassistenciais voltados às populações vulnerabilizadas, com ênfase no acolhimento de famílias migrantes e refugiadas com crianças, com cerca de 120 venezuelanos da etnia indígena warao, além de atender mais de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade na região.

O objetivo da visita foi responder a uma solicitação da Cáritas Arquidiocesana de Brasília para acompanhar a situação de insegurança causada pela invasão do perímetro do abrigo e as decorrentes ameaças daí advindas. Leia nota institucional aqui.

De acordo com a Cáritas Arquidiocesana de Brasília, o local sofre com especulação imobiliária, e os serviços destinados principalmente a crianças e adolescentes e aos migrantes venezuelanos que moram no Distrito Federal estão sob risco de continuidade. “Os grileiros estão se sentindo muito fortes e a gente muito vulnerável. São constantes ameaças aos nossos acolhidos, funcionários, aos voluntários que vão lá prestar serviços e aí a gente fica em total insegurança, porque nem a água que nós temos que é de um posto artesiano, nós podemos dar manutenção”, relatou Paulo Henrique de Morais, diretor-executivo da Cáritas Arquidiocesana de Brasília.

De acordo com a Cáritas Arquidiocesana de Brasília, desde 2021 até o presente momento, foram feitas denúncias à Polícia Militar do Distrito Federal, à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SEAGRI), ao DF LEGAL e ao Ministério Público.

A visita in loco resultou no comprometimento dos representantes do Governo Distrital e Federal, que firmaram esforços conjuntos para contribuir de forma harmônica na construção de um diálogo que busque atender às necessidades apresentadas pela Cáritas Arquidiocesana de Brasília.



(Com informações de Camila Suemi Tardin, assessora nacional de migração da Cáritas Brasileira)

Tag