COLABORE

Indígenas da etnia warao encerram segunda etapa do Curso de Português Brasileiro, em Brasília

Áreas de Atuação

Este Curso foi realizado no marco do projeto “Janoko Oportunidades Saba, uma parceria da Cáritas DF e OIM

Publicação: 27/07/2023


Encerramento do curso Curso de Português Brasileiro para o indígenas warao | Foto: Arquivo Cáritas


Em momento de festividade, com a temática das festas juninas, 73 indígenas warao, entre crianças, jovens e adultos, da etnia warao, refugiados e migrantes do fluxo venezuelano, encerraram uma das etapas do Curso de Português Brasileiro, no final do mês de junho. Essa etapa teve a duração de três meses, com uma aula semanal, no contraturno escolar.

O grupo, de 26 famílias: num total de 100 pessoas, está abrigado no Centro de Tecnologias Sociais para o Bem Viver Raio de Luz, espaço administrado pela Cáritas Arquidiocesana de Brasília, localizado em São Sebastião – Região Administrativa do Distrito Federal (DF). Nesse espaço, vivem 26 famílias, num total de 100 pessoas.

O Curso foi realizado no marco do projeto “Janoko Oportunidades Saba”, implementado pela da Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Brasília, com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Educadoras da Universidade de Brasília (UNB) foram as facilitadoras no decorrer do Curso. Contudo, no ano passado, a Cáritas ofereceu uma primeira etapa para que o grupo pudesse aprender o português de brasileiro.

O curso promoveu a interação entre os participantes e facilitadores do curso, e favoreceu aos alunos a aprender e alargar o vocabulário em português brasileiro. Ao longo do curso, foram aplicados exercícios que envolveram a leitura, a produção de pequenos textos, imagens interpretadas e atividades voltadas para a produção de diálogos em duplas e grupos. As Cartilhas oferecidas pela OIM Vivendo e aprendendo no Brasil: português para indígenas Warao e Português para indígenas Warao: recomendações para um ensino culturalmente sensível  beneficiaram no processo do ensino e do aprendizado dos participantes.

No evento de encerramento do curso foi compartilhado com os presentes uma exposição sobre as festas juninas de forma geral, com imagens alusivas de comidas típicas, para esse período de festividade, como por exemplo, o cachorro-quente, bolo de milho cremoso, canjica com leite condensado e galinhada.  Após a aula, todos foram convidados a participar da dança da Quadrilha Junina. Em seguida foram realizadas atividades recreativas como corrida de saco, dança das cadeiras, jogo das bombas entre outras atividades que serviram para a alegria da comunidade warao no Brasil.


Tag