COLABORE

Nota pública: denúncia de ameaça às populações vulneráveis em Brasília

Institucional

A Cáritas Arquidiocesana de Brasília vem a público denunciar e alertar para o risco iminente de encerramento dos serviços

Publicação: 11/01/2024




A Cáritas Arquidiocesana de Brasília vem a público denunciar e alertar para o risco iminente de encerramento dos serviços destinados a populações vulneráveis. Infelizmente, enfrentamos graves problemas com grileiros e invasores em um terreno privado localizado no Núcleo Rural Capão Comprido, Chácara 01 - KM 1 da DF 473, em São Sebastião, Distrito Federal. 

O terreno abriga o Centro de Tecnologias Sustentáveis Para o Bem Viver Raio de Luz, onde desenvolvemos programas e projetos socioassistenciais para populações vulneráveis, com ênfase no acolhimento de famílias migrantes internacionais e refugiadas. No entanto, esses grileiros e invasores estão impedindo, o acesso água pelo poço artesiano,      a realização de melhorias no local, um sistema de energia solar e a preparação de área para cultivo de produtos da agricultura familiar. Além disso, nossos gestores e colaboradores têm sido constantemente ameaçados por esses invasores, colocando em risco a vida de cerca de 120 indígenas venezuelanos da etnia Warao, a maioria composta por crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades. Também estão em risco mais de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade social, que são atendidas mensalmente em São Sebastião e encaminhadas para políticas públicas do Governo do Distrito Federal e do Governo Federal.

Desde 2021,2022 e 2023 até o presente momento foram enviados documentos à Polícia Militar do Distrito Federal, à Companhia Imobiliária de Brasília - Terracap, à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - SEAGRI, à Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal - DF LEGAL, à Polícia Civil e à 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística - PROURB, comprovando a gravidade dessa situação.

Portanto, solicita-se o apoio da população do Distrito Federal e do Governo para solucionar essa questão, que além de ameaçar a oferta de serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade social, coloca em risco a vida, a segurança e os empregos de gestores e colaboradores do Espaço em São Sebastião. Estamos à disposição para esclarecimentos e para fornecer documentos adicionais.

Brasília, 09 de janeiro de 2024.

Atenciosamente, 


Paulo Henrique de Morais

Diretor Executivo da Cáritas Arquidiocesana de Brasília

(61) 98124 6572 | (61) 99385 7667

Tag