COLABORE

Cáritas Brasília lança Programa de Autonomia Econômica para Mulheres em São Sebastião

Projetos

Cáritas Brasília empodera mulheres em São Sebastião com programa de autonomia econômica, oferecendo capacitação profissional

Publicação: 15/09/2024

Em São Sebastião, mulheres indígenas Warao encontram acolhimento e esperança no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Cáritas. Juntas, constroem um futuro mais digno e autônomo, através do empoderamento e da capacitação | Foto: Osnilda Lima/Cáritas-DF

Mulheres em São Sebastião conquistam autonomia com o programa da Cáritas Brasília, que oferece capacitação profissional, empreendedorismo e educação em direitos para migrantes, refugiadas e moradoras locais em situação de vulnerabilidade.

A Cáritas Arquidiocesana de Brasília está lançando o Programa de Autonomia Econômica das Mulheres na Região Administrativa de São Sebastião. A iniciativa pretende principal empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social, incluindo imigrantes, refugiadas e moradoras locais, por meio da capacitação profissional, do empreendedorismo e da educação em direitos.

O programa oferecerá oficinas de papel-moeda para estimular o empreendedorismo e fortalecer negócios, além de palestras sobre saúde, educação, direitos e economia solidária. A iniciativa visa criar um ambiente mais igualitário e justo para as mulheres, promovendo sua independência financeira e inclusão social.

Serão beneficiadas 60 mulheres, incluindo 20 migrantes internacionais e refugiadas, 20 mulheres indígenas da etnia Warao e 20 mulheres da sociedade em geral. Todas elas moradoras de São Sebastião e em situação de vulnerabilidade social.

A Cáritas Arquidiocesana de Brasília, organismo vinculado à CNBB, tem vasta experiência em projetos sociais e parcerias com instituições governamentais e da sociedade civil. Com o Programa de Autonomia Econômica das Mulheres, a organização busca mais uma vez contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as mulheres tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.

O programa terá duração de 3 meses e as ações programadas serão realizadas no período da manhã e da tarde. As inscrições já estão abertas e as interessadas podem procurar a Cáritas Arquidiocesana de Brasília para mais informações.

Centro de Tecnologias Sustentáveis para o Bem Viver - Raio de Luz - Chácara nº 01 Núcleo Rural Capão Comprido, Chácara 01 - KM 1 da DF473, São Sebastião, Brasília - DF, 71699-899

Telefone: (61) 98124-6572

No Centro de Tecnologias Sustentáveis da Cáritas em São Sebastião, mulheres indígenas Warao encontram mais que acolhimento: encontram esperança e um caminho para um futuro digno e autônomo. Foto: Osnilda Lima/Cáritas-DF