COLABORE

Programa Migra Incubadora Social: Sucesso na integração de migrantes e refugiados

A ação proporcionou qualificação e integração por meio de cursos, oficinas e acompanhamento socioassistencial e psicológico

Publicação: 15/09/2024

Oficinas que transformaram vidas: o programa proporcionou qualificação e integração por meio de cursos, oficinas profissionalizantes e acompanhamento socioassistencial e psicológico, empoderando os migrantes a trilhar um caminho de autonomia e inclusão.

Comunidade migrante venezuelana e indígenas Warao compartilham saberes e constroem um futuro juntos em oficinas inspiradoras! | Foto: Osnilda Lima/Cáritas-DF

O Programa Migra Incubadora Social, uma iniciativa da Cáritas Arquidiocesana de Brasília em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), encerrou com grande sucesso seu ciclo no primeiro semestre de 2024. O programa, realizado em São Sebastião, Distrito Federal, teve como objetivo principal a qualificação e integração de imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade, oferecendo cursos e oficinas profissionalizantes, além de acompanhamento socioassistencial e psicológico.

Destaque para as Oficinas

O programa se destacou pela diversidade de oficinas oferecidas, buscando atender às necessidades e interesses do público atendido. Entre as oficinas de maior sucesso, podemos citar:

• Instalação Fotovoltaica: Com aulas teóricas e práticas, essa oficina capacitou os participantes a desenvolverem projetos de energia sustentável, abrindo portas para um mercado de trabalho em crescimento.
  • Artesanato: Através da produção de trabalhos manuais com materiais reciclados, a oficina estimulou a criatividade e a geração de renda, valorizando os conhecimentos tradicionais dos participantes.
  • Empreendedorismo: Com foco no desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, essa oficina ofereceu ferramentas para que os participantes pudessem criar seus próprios negócios e alcançar autonomia financeira.
  • Português Brasileiro: Fundamental para a integração dos imigrantes e refugiados, o curso de português proporcionou o aprendizado da língua, facilitando a comunicação e o acesso a serviços e oportunidades.
  • Acompanhamento Pedagógico: Voltado para crianças e adolescentes, o acompanhamento pedagógico no contraturno escolar contribuiu para a melhoria do desempenho acadêmico e para a inclusão educacional.

Resultados positivos e impacto social

O Programa Migra Incubadora Social alcançou resultados expressivos, impactando positivamente a vida de centenas de migrantes e refugiados em São Sebastião. Através da qualificação profissional, do apoio socioassistencial e do fortalecimento da autoestima, o programa contribuiu para a integração dessas pessoas à comunidade local, promovendo a inclusão social e o acesso a melhores oportunidades de vida.

A iniciativa demonstra o poder da educação e do empreendedorismo como ferramentas de transformação social, abrindo caminhos para um futuro mais promissor para imigrantes e refugiados no Distrito Federal. O sucesso do programa reforça a importância da continuidade de projetos como esse, que promovem a inclusão e o desenvolvimento de comunidades vulneráveis.